Por Leandro Oliveira

Em outubro acontecem as Eleições 2012. Neste ano os candidatos serão eleitos em nível municipal, ou seja: prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de cada cidade do país.

O voto para prefeito e vice é conhecido como voto majoritário, ou seja, elege-se o candidato que alcançou o maior número de votos. Já para vereadores o voto é proporcional ao partido, ou seja, o partido que mais obteve votos tem mais representantes na câmara municipal (saiba mais aqui).

É por este motivo que o “Eleições Hoje” está iniciando a série #votopeladiversidade. Clicando na figura acima, que ficará na barra lateral do site, você poderá acessar a série e descobrir o posicionamento de cada partido nessas eleições em relação aos direitos LGBTs, além de acompanhar notícias e artigos relacionados às Eleições.

Posicionar os LGBTs na política é fundamental para o exercício da democracia, para o voto consciente e para que tenhamos nossos direitos conquistados. Além disso, quanto maior o nosso interesse no assunto, maior será a abertura para que políticos e partidos se posicionem a nosso respeito, tornando os LGBTs um grupo com voz ativa na política.

Nas matérias sobre partidos existirá uma legenda de orientação de voto.

Fique atento, pois esse é o momento de dizermos um basta – de verdade – na homofobia.

 Leia sobra Cada partido nos links:

PR, PP, DEM, PMDB, PSC e PSB.

Em breve completaremos com todos os outros.